NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe estudantes da Educação de Jovens e Adultos no projeto Visita Guiada CDM
Publicado em Wed Nov 12 14:51:39 GMT 2025 - Atualizado em Wed Nov 12 14:51:36 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu nesta terça-feira (11/11) estudantes do CIEP Doutor Ernesto Che Guevara, localizado em Campo Grande, na Zona Oeste, para mais uma visita guiada ao MPRJ.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (PEJA) iniciaram a visita pelo Memorial Vidas Marcadas, recepcionados pela Dra. Patricia Carvão, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAV/MPRJ). Na sequência, foram direcionados para as exposições “Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania” e “O MP e o Novo Estado: os 50 anos da Fusão”, instaladas no edifício das Procuradorias de Justiça. A atividade foi conduzida pelas estagiárias de História Samara Tarouquela e Anne Marrie Mesquita, com a presença da historiadora Nayara Cristina e do coordenador do CDM, Márcio Klang.

“As pessoas, em geral, não têm noção de que o Ministério Público não se restringe à atuação criminal. Defendemos a sociedade, as crianças, os idosos, o patrimônio público, o consumidor e o meio ambiente. É importante que vocês conheçam essa exposição, que oferece uma visão panorâmica do nosso trabalho e ajuda a desconstruir a ideia de que somos apenas promotores de acusação”, explicou Márcio Klang.

Durante a visita, os participantes também realizaram uma atividade prática com orientação das estagiárias de Arquivologia, Lucimara de Paulo, e de Biblioteconomia, Evellyn Dayana. Na dinâmica, os alunos simularam etapas do processo de preservação documental, como o recebimento, a higienização e o acondicionamento de documentos históricos, procedimentos semelhantes aos realizados na Reserva Técnica do Memorial.

Para os estudantes, a experiência foi marcada por aprendizado e emoção. “Gostei muito do passeio, foi muito instrutivo para a gente. Aprendemos muita coisa aqui. Estou radiante por poder passar esse conhecimento adiante, principalmente para os mais jovens”, contou Joel, de 73 anos.

Já Antônio Carlos, de 54 anos, destacou o impacto de conhecer o MPRJ: “Trabalho como pedreiro e só ouvia falar do Ministério Público. Hoje pude ver de perto a importância que ele tem e fui muito bem recebido. A parte do Memorial me emocionou, por lembrar momentos tristes da nossa história.”

O projeto Visita Guiada CDM tem como objetivo aproximar jovens e adultos da atuação do Ministério Público, promovendo o conhecimento sobre os direitos coletivos e o fortalecimento da cidadania.

Por MPRJ

mprj
institucional
cdm
centro de memória
caminhos da cidadania
visita guiada
ciep che guevara
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar