Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, nesta terça-feira (18/11), estudantes do Colégio Estadual Vereador Percy Batista Crispim, de Nova Iguaçu, para uma visita ao Memorial Vidas Marcadas, recepcionados pela coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAV/MPRJ), procuradora de Justiça Patrícia Carvão, e às exposições Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania e O MP e o Novo Estado: os 50 anos da Fusão.
A atividade incluiu dinâmicas sobre o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de uma demonstração prática de preservação documental conduzida pela equipe do CDM/MPRJ.
O grupo foi acompanhado pela historiadora Nayara Santos e pela estagiária de biblioteconomia Evellyn Dayana. Em uma das etapas, as estagiárias de Arquivologia Lucimara de Paulo e Nicolle Santos apresentaram as fases de tratamento de documentos históricos, como recebimento, higienização e acondicionamento — processo semelhante ao realizado na Reserva Técnica do memorial.
O estudante Robert Pires, de 18 anos, destacou o interesse pela atividade de preservação documental e a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho do Ministério Público e as funções dos agentes públicos. “A parte de que mais gostei foi a armazenagem dos documentos. Achei muito interessante entender como eles são tratados e quais recursos são utilizados para que se conservem por tantos anos”, afirmou.
Por MPRJ
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
(Dados coletados diariamente)