Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) cumpriu, nesta quinta-feira (27/11), mandados de busca e apreensão em apoio à operação conduzida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), que tem como objetivo desarticular um esquema de fraude fiscal responsável por causar expressivos prejuízos ao erário de diversos estados e da União. Segundo as investigações, os alvos estão vinculados a um dos maiores grupos empresariais do setor de combustíveis, que teria causado prejuízo superior a R$ 26 bilhões.
A ação foi deflagrada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de São Paulo (CIRA/SP), integrado pelo MPSP, pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo e pela Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, em atuação conjunta com a Receita Federal do Brasil, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo e as Polícias Civil e Militar.
No Rio de Janeiro, as medidas judiciais foram cumpridas pelo MPRJ em endereços localizados em Ipanema e Leblon, na Zona Sul; Benfica e Engenho de Dentro, na Zona Norte; Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste; além do Centro da Cidade e do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ao todo, estão sendo cumpridos 190 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Maranhão, além do Distrito Federal.
De acordo com as investigações, o grupo alvo da operação utilizava uma rede de empresas interpostas para ocultar os verdadeiros responsáveis e evitar o recolhimento de tributos, especialmente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A apuração indica que o esquema de blindagem patrimonial era mantido por meio de holdings, offshores, instituições de pagamento e fundos de investimento, contando ainda com o apoio direto de administradoras e gestoras desses fundos no fluxo financeiro ilícito.
Por MPRJ
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
(Dados coletados diariamente)