Vitimas Vidas Marcadas - Eixo 4

A violência de gênero é uma prática criminosa historicamente enraizada na sociedade, cuja visibilidade se ampliou a partir da criação de legislações específicas que expuseram essa realidade ao conhecimento público.

A partir de então, as vítimas ganharam destaque e as políticas públicas passaram a ser implementadas, com vistas ao acolhimento de mulheres que tiveram suas vidas marcadas pela violência.

O feminicídio é o mais grave e conhecido dos crimes motivados por questões de gênero, sendo usualmente precedido por outras formas de agressão, por vezes silenciadas.

Esse tipo de violência, contudo, extrapola o âmbito familiar. Ela está arraigada na própria estrutura da sociedade, sustentada por padrões culturais historicamente moldados. Trata-se de um fenômeno cultural que contribui para práticas discriminatórias. Seu enfrentamento demanda um compromisso coletivo e uma articulação multidisciplinar.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro homenageia essas vítimas, enfatizando não apenas que o desrespeito ao gênero é estrutural e deve ser combatido, mas, também, que o acolhimento é fundamental para uma visão mais humana do fenômeno.