NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ e MPF alinham cooperação para reforçar o controle externo da atividade policial
Publicado em Fri Jul 11 14:28:18 GMT 2025 - Atualizado em Fri Jul 11 14:27:29 GMT 2025

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira, recebeu, nesta sexta-feira (11/07), o procurador da República Eduardo Benones, coordenador do Controle Externo da Atividade Policial (CEAP) do Ministério Público Federal (MPF). Presidente do Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial (GNCEAP), vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Antonio José destacou que a reunião teve como foco o alinhamento de estratégias institucionais e o compartilhamento de práticas para a fiscalização da atividade policial.

“A construção de uma política pública de segurança mais eficaz passa pela colaboração e atuação integrada dos Ministérios Públicos. O grupo nacional do CNPG tem esse papel estratégico de fomentar boas práticas, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas”, destacou Antonio José.

O procurador da República enfatizou a importância do alinhamento entre as instituições para garantir uma atuação policial eficiente, pautada pela legalidade e pelo respeito aos Direitos Humanos. “Nossa proposta é justamente estreitar os laços entre MPF e MPRJ e preencher uma lacuna importante para a sociedade: assegurar uma polícia que atue com eficiência, dentro dos parâmetros legais e em consonância com os direitos fundamentais”, afirmou.

Também participou do encontro o promotor Francisco Cardoso, secretário-executivo do GNCEAP/CNPG e coordenador de Inteligência da Investigação (CI2/MPRJ).

Por MPRJ

controle externo da atividade policial
gnceap
61 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar