Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ), realizou, na sexta-feira (29/08), reunião com o coordenador do NAV Barra do Piraí, promotor de Justiça Gustavo Nacarath, e com promotores de Justiça da região abrangida pelo Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional de Barra do Piraí (CRAAI Barra do Piraí/MPRJ). Participaram também da reunião a equipe técnica do CRAAI, assessores e residentes, com o objetivo de discutir o funcionamento do primeiro NAV instalado fora da capital e fortalecer a interiorização do atendimento às vítimas.
Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências exitosas e debateram estratégias para aprimorar o atendimento às vítimas, promovendo maior integração com a rede local de serviços. O mapeamento do que já é ofertado pela rede territorial permitiu identificar recursos que não precisam ser duplicados pelo NAV/MPRJ, otimizando o fluxo de atendimento.
Foram discutidas ainda formas de apoio do NAV Capital às atividades desenvolvidas nas demais regiões, garantindo o cumprimento integral da Resolução nº 243 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Além disso, foram analisados desafios específicos das Comarcas e o perfil mais frequente de vítimas atendidas, incluindo casos de violência doméstica, calamidades públicas e outras situações de vulnerabilidade.
A procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora do NAV/MPRJ, ressaltou a importância de uma escuta acolhedora e empática, que não se confunde com escuta terapêutica, e a necessidade de fornecer informações claras sobre os direitos das vítimas durante sua passagem pelo sistema de Justiça. Ela também reforçou que a interiorização da atuação do NAV?MPRJ contribui para a promoção dos Direitos Humanos e a efetiva proteção das vítimas em todo o Estado do Rio.
Atualmente, as ações priorizam o aperfeiçoamento dos fluxos internos para o recebimento de demandas, consolidando a rede de atendimento institucional às vítimas. Os encontros com os demais CRAAIs estão programados ao longo de 2025, no âmbito do Programa de Gestão Administrativa PGA 2025, cuja diretriz estratégica é interiorizar o atendimento às vítimas junto às sedes dos CRAAIs e Promotorias de Justiça. Em 2024, foram realizados cursos de capacitação para as equipes técnicas de todos os Centros de Apoio.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)