NoticiasDetalhe

Notícia

Direitos das Vítimas
Histórias marcadas pela violência são lembradas em memorial inédito no MPRJ
Publicado em Tue Sep 30 16:33:00 GMT 2025 - Atualizado em Tue Sep 30 16:46:56 GMT 2025

As vítimas da violência, muitas vezes reduzidas a números em estatísticas, passam a ter um espaço permanente de memória e reflexão no Rio de Janeiro. O Memorial Vidas Marcadas será inaugurado nesta quarta-feira (01/10), às 16h30, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), reunindo histórias, imagens e depoimentos que dão voz e rosto a quem teve seus sonhos interrompidos pela criminalidade. O espaço permanente é um chamado à sociedade para encarar de frente o impacto humano da violência, colocando a vítima no centro da narrativa. Além disso, visa sensibilizar todos os integrantes do sistema de Justiça sobre a importância de um acolhimento humanizado que respeite os direitos das vítimas. 

A iniciativa, inédita entre instituições públicas brasileiras, foi inspirada no memorial criado pelo Instituto Libera, na Itália, e a inauguração contará com a presença de familiares de vítimas, além de autoridades nacionais e internacionais, entre elas o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, e o procurador da República da Itália, Francesco Menditto.

Organizado pela Subprocuradoria-geral de Direitos Humanos e Proteção à Vítima e Coordenadoria do Núcleo de Apoio às Vítimas (CNAV/MPRJ), o memorial está estruturado em seis eixos: violência de gênero ; crimes de ódio; confrontos armados e letalidade policial; agentes de segurança vitimados; criminalidade organizada e violência urbana; e infâncias perdidas. Em cada eixo, um convite à reflexão, a partir de depoimentos, fotografias e registros de vítimas e familiares, muitos já atendidos pela equipe técnica do NAV/MPRJ.

O projeto nasce para manter viva a lembrança de homens, mulheres e crianças que tiveram suas vidas interrompidas ou marcadas de forma brutal. Mais do que estatísticas, são histórias, sonhos e trajetórias que não podem ser esquecidas. Precisam ser lembradas e honradas.

O Memorial Vidas Marcadas contou com a produção da Coordenadoria de Comunicação Social (CODCOM/MPRJ) e da Gerência de Portal e Programação Visual (GPPV/MPRJ). 

Serviço
Inauguração do Memorial Vidas Marcadas
Data: quarta-feira, 01 de outubro
Horário: 16h30 
Local: Sede do MPRJ, subsolo. Av. Marechal Câmara, 370 - Centro 

Por MPRJ

mprj
pgj
vítimas
codcom
nav
memorial
vidas marcadas
gppv
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar