Notícia
Notícia
A promotora de Justiça Simone Sibilio, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ) e do Grupo de Atuação Especializada em Tribunal do Júri (GAEJURI/MPRJ), participou, no dia 26 de junho, do Encontro Estadual de Tribunal do Júri 2025, promovido pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), na sede da instituição, em Florianópolis.
Voltado a membros do Ministério Público com atuação no Tribunal do Júri, o evento teve como foco o aprimoramento da atuação no julgamento de crimes dolosos contra a vida, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento institucional.
Durante sua participação, Simone Sibilio ministrou palestra sobre estratégias de atuação em plenário do Júri, com ênfase em técnicas específicas aplicadas em casos de feminicídio, tema que demanda abordagem sensível e técnica por parte dos promotores de Justiça.
“Esse espaço de diálogo entre Ministérios Públicos é fundamental para refletirmos sobre nossa atuação diante dos crimes contra a vida. O Júri é um instrumento de justiça que exige preparo técnico, sensibilidade e estratégia — especialmente em casos de feminicídio, que carregam aspectos estruturais de violência de gênero e demandam enfrentamento firme do Estado”, destacou.
A programação incluiu debates sobre a caracterização do dolo, uso de tecnologias no plenário, estratégias de argumentação, arquétipos no discurso acusatório, além argumentos estratégicos utilizados no Tribunal do Júri.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)