Notícia
Notícia
A promotora de Justiça Simone Sibilio, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ) e do Grupo de Atuação Especializada em Tribunal do Júri (GAEJURI/MPRJ), participou, no último dia 30 de junho, como palestrante no curso de capacitação promovido pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) sobre o funcionamento e os desafios do Tribunal do Júri.
Destinado a membros e servidores do MPSE, o curso teve como objetivo fortalecer a atuação da acusação no julgamento de crimes dolosos contra a vida, por meio da troca de experiências e do aprofundamento técnico sobre as fases do procedimento do Júri.
Durante sua aula, Simone Sibilio abordou estratégias de atuação em plenário, com ênfase em técnicas específicas de comunicação, organização da narrativa acusatória, enfrentamento de teses defensivas e condução da prova em plenário. A promotora destacou a importância de um preparo técnico refinado aliado à sensibilidade diante da gravidade dos crimes que chegam ao Júri.
“O Tribunal do Júri é um espaço singular, onde técnica jurídica e impacto social se entrelaçam. A atuação do Ministério Público exige inteligência emocional e sensibilidade para traduzir a dor das vítimas em argumentos juridicamente sólidos, éticos e persuasivos. Compartilhar estratégias que fortalecem essa atuação é uma forma de valorizar nossa missão institucional e a defesa da vida”, afirmou Simone Sibílio.
A programação do curso contou ainda com a participação de profissionais de diferentes áreas do sistema de justiça e perícia, como o promotor de Justiça do MPSE, Rafael Schwez Kurkowski; o procurador de Justiça do MPMT, Antônio Sérgio Cordeiro Piedade; a promotora de Justiça do MPPA, Ticiane Louise Santana Pereira; o delegado de Polícia, Guilherme Milan Antunes; e o perito médico-legal, Victor Vasconcelos Barros.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)