NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Membros do MPRJ apresentam a magistrados italianos a estrutura de combate à violência doméstica
Publicado em Thu Oct 02 20:20:06 GMT 2025 - Atualizado em Thu Oct 02 20:20:04 GMT 2025

Para conhecer a estrutura de apoio às vítimas de violência doméstica e a forma como o Judiciário atua, as promotoras de Justiça Carina Senna, assessora internacional do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), e Eyleen Marenco, subcoordenadora do CAO Violência Doméstica (CAO VD/MPRJ), juntamente com a juíza italiana Paola di Nicola Travaglini, magistrada da Corte di Cassazione e consultora jurídica da Comissão de Feminicídio do Senado Italiano, estiveram, nesta quinta-feira (02/10), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), no Centro.

“Para nós, é realmente uma descoberta ver como as instituições trabalham de forma coordenada em relação às mulheres vítimas de violência e como essa rede de apoio pode ajudar na prevenção. Temos, na Itália, um sistema mais neutro e ainda precisamos aprimorar a proteção às vítimas. A visita de hoje e a troca de informações e experiências foram valiosíssimas”, afirmou Paola.

A visita começou pelo I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, onde as promotoras de Justiça e a magistrada italiana foram recebidas pela juíza Daniella Prado. Em seguida, conheceram a sala da equipe técnica e assistiram a audiências de instrução. “É muito importante essa troca de ideias para conhecermos outra realidade. Durante as conversas, foi possível perceber que temos uma legislação avançada e que temos muito a contribuir com nossas experiências”, ressaltou Daniella Prado.

"A visita está alinhada às diretrizes estabelecidas por esta gestão, que valoriza o aprendizado por meio da troca de experiências exitosas. Dessa forma, podemos estar sempre próximos de casos de sucesso e buscar aprimorá-los continuamente. Essa troca com a Itália é sempre muito salutar", afirmou Carina Senna.

A visita seguiu pelo IV Tribunal do Júri, onde estava sendo realizado um julgamento de tentativa de feminicídio, e pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM). Estiveram presentes ainda o procurador da República na Itália, Francesco Menditto; as procuradoras de Justiça Patrícia Glioche, subprocuradora-geral de Justiça de Direitos Humanos e Proteção à Vítima, e Patrícia Carvão, coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ); a vice-presidente do TJRJ, Suely Lopes Magalhães; e a vice-presidente da COEM, a juíza Katerine Jatahy Kitsos Nygaard.

Por MPRJ

mprj
violência doméstica
comitiva italiana
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar