NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe autoridades de todo o país em encontro nacional sobre recuperação de ativos
Publicado em Tue Oct 21 15:24:34 GMT 2025 - Atualizado em Tue Oct 21 15:35:50 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sediará, nesta quarta-feira (22/10), a etapa central do IV Encontro Nacional da Rede de Recuperação de Ativos (RECUPERA), evento de abrangência nacional que durará três dias. Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), o encontro tem como objetivo debater estratégias de identificação, bloqueio e destinação de bens provenientes de atividades ilícitas.

Nesta edição, estarão reunidos titulares das Unidades de Recuperação de Ativos das Polícias Civis de 27 estados, representantes dos Grupos de Recuperação e Lavagem de Dinheiro (GRAs) da Polícia Federal, integrantes dos Grupos de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECOs) dos Ministérios Públicos estaduais e membros dos Poderes Judiciários federal e estaduais. A abertura nacional ocorreu no dia 21/10, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), com sessão solene e participação de autoridades de todo o país.

O MPRJ recebe as atividades do encontro em reconhecimento à sua posição estratégica no enfrentamento à criminalidade econômica — uma das principais diretrizes da atual gestão. O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, ressalta que sediar o evento reforça o compromisso do Ministério Público fluminense com o aprimoramento das técnicas de investigação patrimonial e com a cooperação entre instituições. 

“A recuperação de ativos é uma das formas mais efetivas de enfraquecer o crime organizado e devolver à sociedade o que lhe foi indevidamente subtraído”, afirma Antonio José.

Programação no MPRJ – 22 de outubro

Participam da mesa de abertura ao lado do PGJ do Rio, Antonio José Campos Moreira, o diretor de Operações Integradas e de Inteligência (SENASP/MJSP); Rodney da Silva, e o presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro. 

Em seguida, o promotor de Justiça Fabio Corrêa (GAECO/MPRJ) presidirá o Painel I – “Estratégias e Ferramentas na Persecução Patrimonial e Recuperação de Ativos”, voltado às metodologias investigatórias e boas práticas na recuperação de bens de origem ilícita. Na sequência, o Painel II – “A busca patrimonial como ferramenta eficaz de enfrentamento à criminalidade organizada”, presidido pela promotora de Justiça Letícia Emile (GAECO/MPRJ), reunirá especialistas para tratar da articulação interinstitucional na recuperação de ativos.

À tarde, o encontro prossegue com palestras de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SENAJUS/MJSP), da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD/MJSP) e da Polícia Federal, abordando temas como gestão de bens apreendidos, cooperação jurídica internacional e perspectivas do Ministério Público na recuperação de ativos.

As atividades no MPRJ são organizadas pelo Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), responsável pela programação técnica e pelo acolhimento das autoridades participantes. O evento será encerrado às 18h, seguido de uma sessão de networking na sede da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ).

Por MPRJ

recuperação de ativos
senasp
recupera
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar