NoticiasDetalhe

Notícia

Direito das Vítimas
MPRJ realiza reunião para interiorizar atuação do Núcleo de Apoio às Vítimas
Publicado em Mon Sep 01 19:12:03 GMT 2025 - Atualizado em Mon Sep 01 19:23:31 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ), realizou, na sexta-feira (29/08), reunião com o coordenador do NAV Barra do Piraí, promotor de Justiça Gustavo Nacarath, e com promotores de Justiça da região abrangida pelo Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional de Barra do Piraí (CRAAI Barra do Piraí/MPRJ). Participaram também da reunião a equipe técnica do CRAAI, assessores e residentes, com o objetivo de discutir o funcionamento do primeiro NAV instalado fora da capital e fortalecer a interiorização do atendimento às vítimas.

Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências exitosas e debateram estratégias para aprimorar o atendimento às vítimas, promovendo maior integração com a rede local de serviços. O mapeamento do que já é ofertado pela rede territorial permitiu identificar recursos que não precisam ser duplicados pelo NAV/MPRJ, otimizando o fluxo de atendimento.

Foram discutidas ainda formas de apoio do NAV Capital às atividades desenvolvidas nas demais regiões, garantindo o cumprimento integral da Resolução nº 243 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Além disso, foram analisados desafios específicos das Comarcas e o perfil mais frequente de vítimas atendidas, incluindo casos de violência doméstica, calamidades públicas e outras situações de vulnerabilidade.

A procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora do NAV/MPRJ, ressaltou a importância de uma escuta acolhedora e empática, que não se confunde com escuta terapêutica, e a necessidade de fornecer informações claras sobre os direitos das vítimas durante sua passagem pelo sistema de Justiça. Ela também reforçou que a interiorização da atuação do NAV?MPRJ contribui para a promoção dos Direitos Humanos e a efetiva proteção das vítimas em todo o Estado do Rio.

Atualmente, as ações priorizam o aperfeiçoamento dos fluxos internos para o recebimento de demandas, consolidando a rede de atendimento institucional às vítimas. Os encontros com os demais CRAAIs estão programados ao longo de 2025, no âmbito do Programa de Gestão Administrativa PGA 2025, cuja diretriz estratégica é interiorizar o atendimento às vítimas junto às sedes dos CRAAIs e Promotorias de Justiça. Em 2024, foram realizados cursos de capacitação para as equipes técnicas de todos os Centros de Apoio.

Por MPRJ

mprj
barra do piraí
institucional
interiorização
nav
coordenações dos craais
apoio às vítimas
20 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar