NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso
MPRJ participa de cerimônia que fortalece políticas públicas voltadas às pessoas idosas, no Palácio Guanabara
Publicado em Wed Jan 28 14:07:33 GMT 2026 - Atualizado em Wed Jan 28 14:07:27 GMT 2026

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Pessoa Idosa/MPRJ), participou da cerimônia de afiliação do Rio de Janeiro à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, realizada no Palácio Guanabara, nesta terça-feira (27/01). Estiveram presentes os promotores de Justiça Luiz Cláudio Carvalho de Almeida e Elisa Maria Azevedo, respectivamente coordenador e subcoordenadora do CAO Pessoa Idosa/MPRJ.

Com a adesão, o Rio de Janeiro passa a integrar a rede internacional coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), voltada à promoção do envelhecimento ativo e saudável. A participação como membro afiliado possibilita a ampliação do diálogo internacional, o fortalecimento de parcerias institucionais e o apoio técnico aos municípios fluminenses interessados em desenvolver ações alinhadas às diretrizes da OMS. A iniciativa também incentiva a certificação de cidades que adotem políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa.

Durante o evento também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Política Estadual de Vigilância em Saúde, que prevê para 2026 a ampliação da capacidade de prevenção, monitoramento e resposta a emergências em saúde pública.

"A adesão do Rio de Janeiro à tão importante iniciativa representa um grande passo em direção à melhoria qualidade de vida da população idosa fluminense, mas por outro lado representa um desafio para o cumprimento das metas estabelecidas, exigindo do Ministério Público o acompanhamento do projeto com vistas à concretização de direitos da população idosa", ressaltou Luiz Cláudio Carvalho de Almeida.

Por MPRJ

saúde pública
oms
cao pessoa idosa
rede global de cidades
envelhecimento ativo
população idosa
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar