Resumo - Eleições 2024

Eleições 2024

A atuação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro nas eleições visa legitimar, garantir a ordem e a licitude do pleito eleitoral, assegurando igualdade de condições entre os candidatos e partidos políticos que participarão das eleições.

O membro do Ministério Público Eleitoral atua em todas as fases do processo eleitoral (desde a fase preparatória até a diplomação), seja em jurisdição voluntária ou contenciosa, seja como parte autora ou fiscal da lei.

Se você deseja relatar algum ilícito de cunho eleitoral, especialmente àquelas demandas relacionadas a milícias ou relacionadas a questões de gênero, A Ouvidoria do Ministério Público está pronta para Ouvir Você!!!

Acesse o Formulário eletrônico abaixo e faça sua denúncia.

Ver mais Ver menos

Eleições 2024 - Ouvidoria

Atenção

- Ao iniciar o preenchimento do Formulário, é necessário assinalar o ícone "Demandas relacionadas as eleições 2024" para que sua comunicação seja analisada prioritariamente. 

- É importante que se possível informe em seu relato:

  • 1. Qual o local do fato? (indicar rua, bairro e, preferencialmente, o CEP)
     
  • 2. Quais as pessoas envolvidas na prática do ato? (indicar, se possível, o nome completo ou qualquer outro meio de identificação)
     
  • 3. Quem pratica a conduta é candidato ou ocupa cargo político?
     
  • 4. Os envolvidos apoiam algum candidato político? Qual?
     
  • 5. Caso a notícia esteja relacionada a algum evento, indicar o local e o horário.
     
  • 6. Sempre que possível, anexar foto, vídeo ou indicar o link da internet que comprove os fatos.

Comunicação_Ouvidoria_Eleições 2024_formulario

Conteúdo - Eleições 2024 - Ouvidoria

São considerados como ilícitos eleitorais: os atos de abuso (de autoridade, do poder econômico, do poder político, do uso dos meios de comunicação social), a corrupção, a fraude, a falsidade e a coação.
São exemplos de crimes eleitorais:

Art. 326-B do Código Eleitoral - Assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo.