Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ entrega Medalha Campos Salles a sete procuradores
Publicado em 15/04/2019 17:58 - Atualizado em 15/04/2019 18:00

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, na tarde desta segunda-feira (15/04), a entrega da Medalha Campos Salles a membros aposentados, cujos serviços prestados à instituição somaram mais de 20 anos de efetivo exercício na carreira. A solenidade ocorreu na Sala de Sessões dos Órgãos Colegiados, onde foram agraciados os procuradores Homero das Neves Freitas Filho, Maria da Conceição Pereira Cardoso, Rosa Maria Xavier Gomes Carneiro e Thereza Christina Bastos de Menezes, que receberam suas medalhas pessoalmente. Também homenageados, Helio José Ferreira Rocha foi representado por sua filha Tatiana Chaves Rocha, enquanto Marcellus Polastri Lima, falecido em 13 de fevereiro deste ano, teve sua medalha in memoriam entregue a sua esposa, Renata Vitória Oliveira Polastri, e filha, Natália Polastri. Também agraciadas, Rosa Maria Xavier Gomes Carneiro e Gisele Lobão Salgado não puderam comparecer à cerimônia, e receberão as comendas em breve.

“Quero registrar a enorme satisfação de estar presidindo essa sessão de homenagem aos colegas, pois a dedicação de cada um dos homenageados ao MPRJ por tão longo período, sem qualquer dúvida, foi o motor de construção dessa instituição, de enorme projeção. Sabemos que, sem o esforço de cada um dos senhores, o Ministério Público brasileiro não seria o que é hoje, uma das entidades mais acreditadas e respeitadas, reconhecida como verdadeira defensora da sociedade. Esta medalha é um pequeno reconhecimento pelo tempo, dedicação e amor a uma causa maior. Este é um momento de agradecimento. Aos colegas que se aposentaram, desejo que essa nova fase da vida seja de realização e sonhos. Aos familiares de Marcellus Polastri, com quem tive a honra de conviver, e aprender por tão longo período, transmito, em nome do nosso Ministério Público, a mensagem de enorme reconhecimento e gratidão pelo seu trabalho”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, que comandou a sessão ao lado da corregedora-geral do MPRJ, Luciana Sapha, e de Cláudio Henrique da Cruz Viana, secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.

Coube a Thereza Christina o discurso em nome dos homenageados. “É realmente uma honra recebermos a condecoração de nossos pares em reconhecimento à dedicação que tivemos durante o exercício do nosso trabalho. Posso dizer, sem medo de errar, que no coração de cada um de nós há uma centelha de felicidade, pela certeza do nosso dever bem cumprido. Neste momento, o que mais me vem à mente é ter exercido uma profissão pela qual sempre fui apaixonada. É uma benção trabalhar em algo que nos dá tanto prazer. Nosso trabalho no Ministério Público sempre foi assim. Nossa atribuição, ao contrário do que se possa pensar, não nos coloca numa bolha, ou num pedestal. Na lida diária nos processos, ouvindo as partes, testemunhas, examinando provas, estamos em contato com as dificuldades e necessidades das pessoas, com a dor e a solidão das vítimas, com o abandono social, apenas para dar alguns exemplos. Enfim, podemos sentir todas as mazelas que ferem a sociedade, cuja defesa é nossa obrigação precípua”, afirmou.

A medalha entregue na solenidade recebe o nome do patrono do Ministério Público brasileiro, Manuel Ferraz de Campos Salles, que viveu entre os anos de 1841 e 1913, tendo sido o quarto presidente da República.

 

mprj
institucional
medalha campos salles
homenagem
procuradores
237 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar