Page 107 - Experiências de atuação Pedagogia Psicologia Serviço Social
P. 107

Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                 CONSIDERAÇÕES SOBRE A REDE DE ATENDIMENTO
                      PARA A PREVENÇÃO DE VULNERABILIDADES E

                     RISCO SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
                               NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO





                                                                                 Andreia S. Queiroz da Silva 1

                                                                                   Daniel Elias Telio Duarte 2

                                                                             Julie Caroline Vinhaes Siciliano 3

                1.  INTRODUÇÃO




                   O  presente  artigo  foi  elaborado  por  profissionais  de  Serviço  Social  e  Pedagogia  que
            compõem a equipe técnica do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância
            e Juventude (CAO Infância) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), e se constitui enquanto
            fragmento do assessoramento prestado, em conjunto com profissional de pedagogia do Centro
            de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça  de Tutela Coletiva de Proteção à Educação
            (CAO Educação), às Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude (2ª PJTCIJ
            da Capital) e de Proteção da Educação (1ª PJTCPE da Capital), para análise sobre as atividades
            complementares às escolares, voltadas para a prevenção das situações de vulnerabilidades e risco
            social de crianças e adolescentes no município do Rio de Janeiro.

                   O assessoramento então requerido teve como referencial a Política Municipal de Ações de
            Apoio Socioeducativo em Meio Aberto (ASEMA) deliberada  pelo Conselho Municipal dos Direitos da
                                                                     4
            Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio). Resultou na elaboração de Análise Sintética  abrangendo
                                                                                               5
            particularidades  das atividades  nos programas  de  Apoio Socioeducativo em  Meio Aberto
            (ASEMA)  ofertados por Organizações Não Governamentais (ONG’s), no Serviço de Convivência e
                     6
            Fortalecimento de Vínculos (SCFV) executado pelos Centros de Referência de Assistências (CRAS)
            e nas escolas municipais através do Programa Novo Mais Educação (PNME), todos relacionados à
            oferta de ações complementares às escolares e de prevenção às situações de risco social.

                   A experiência pregressa da equipe técnica do CAO Infância, na dinâmica de assessoramento aos
            promotores de justiça já indicava, a partir de incursões em serviços  com programas de ASEMA e o SCFV,
            a existência de entraves que se referiam a articulação entre programas e serviços, assim como em relação
            à cobertura etária, adequação do quadro de recursos humanos, das diretrizes profissionais e dos planos
            de trabalhos para a qualificação do atendimento à luz das normativas vigentes. Análises posteriores
            indicaram ainda que 18% do universo de crianças e adolescentes em acolhimento institucional/familiar
            no município, já tinha vivenciado situações de insucesso na tentativa de reintegração familiar, situações

            1        Assistente Social do Centro de Apoio Operacional as Promotorias da Infância e Juventude – MPRJ. Pós-Graduada: especialista em família (UNISUAM).
            2        Assistente Social do Centro de Apoio Operacional as Promotorias da Infância e Juventude – MPRJ.
            3        Pedagoga do Centro de Apoio Operacional as Promotorias da Infância e Juventude – MPRJ. Pós-Graduada em Direito da Infância e Juventude
            pelo Instituto de Educação e Pesquisa do MPRJ – IEP.
            4        Deliberação nº 1.245/2017
            5        Duarte, Daniel et al. Análise Sintética: A Política Municipal de Ações de Apoio Socioeducativo em meio aberto no Rio de Janeiro. 2019 –
            Documento elaborado pelos assistentes sociais Daniel Duarte e Andreia Queiroz e a pedagoga Julie Siciliano do CAO Infância e pela pedagoga Iris
            Menezes de Jesus do CAO Educação, enquanto assessoramento conjunto prestado à 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude
            e a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Proteção da Educação.
            6        Art. 90 do ECA, II

                                                                                                        107
   102   103   104   105   106   107   108   109   110   111   112