Page 146 - Experiências de atuação Pedagogia Psicologia Serviço Social
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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


               AS CONDIÇÕES DO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO
            NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: REFLEXÕES A PARTIR

                 DO TRABALHO DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO NO
               MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 






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                                                                                       Liliane Irencio Brotto 2


                1.  INTRODUÇÃO 




                   Este artigo tem como objetivo apresentar, a partir da atuação profissional das subscritoras
            no  Centro de  Apoio  Operacional  das Promotorias de Justiça  da Infância e  da  Juventude do
            Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Infância e Juventude/MPRJ), um panorama
            acerca das condições de atendimento destinadas aos (as) adolescentes inseridos (as) nos
            programas socioeducativos em regime de restrição e privação de liberdade no município do Rio
            de Janeiro.

                   Para o desenvolvimento deste texto, tomamos como base dados coletados a partir da
            realização de vistorias técnicas pela equipe de Serviço Social do CAO Infância e Juventude nas
            unidades de  atendimento socioeducativo localizadas  na  Capital Fluminense.  É importante
            salientar que um dos objetivos específicos da atuação do Serviço Social, apresentado no Plano
            de Trabalho da equipe (2019), é o de produzir conhecimentos – em matéria de Serviço Social
            e afins – sobre a temática da infância e juventude por meio da sistematização de dados e
            indicadores gerados durante o processamento do trabalho da equipe de assistentes sociais
            (2019, p. 09, mimeo).

                   Nessa perspectiva, consideramos importante trazer à tona aspectos relacionados ao
            trabalho de assessoramento técnico em matéria de Serviço Social. No processo de trabalho
            do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a atuação do Serviço Social se pauta pela
            perspectiva crítica que se norteia por objetivos, diretrizes e estratégias profissionais que visam
            contribuir para o fortalecimento da atuação ministerial na seara do fomento e fiscalização das
            políticas públicas. Nesse sentido, apesar das (os) assistentes sociais que trabalham no Ministério
            Público  não  atuarem diretamente  na  elaboração  e implementação  de  políticas  públicas,  a
            assessoria técnica prestada por estes profissionais contribui para a melhoria dos serviços prestados
            à população, através da identificação de lacunas na rede de atendimento e da apresentação de
            estratégias de fomento à implementação de serviços (FRANCO, et.ali, 2011, p.20).

                   No âmbito da matéria infracional ,  a  atuação  profissional  vem  se  pautando  na
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            contextualização de dada realidade, propondo caminhos e estratégias sobre o objeto de
            estudo, análise das normativas vigentes que amparam a temática e o consecutivo processo de
            1       Assistente Social do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, pós graduada em Direito da Criança e
            do Adolescente pelo IEP/MPRJ.
            2       Assistente Social do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, especialista em Serviço Social e Saúde pela UERJ.
            3        Com a publicação da Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nº 67/2011, as vistorias nas unidades de atendimento
            socioeducativo passaram a ocorrer com periodicidade bimestral, o que tem possibilitado a identificação de elementos fundamentais para a realização
            de análises e estudos acerca do sistema socioeducativo, para além dos relatórios técnicos produzidos bimestralmente.


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