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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


            da psicologia, verificando a aplicação dos instrumentos nas inspeções e suas contribuições para a
            oferta de assessoria técnica aos Promotores de Justiça que tratam desta matéria. Nesse ínterim,
            com a criação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de
            Proteção à Educação, é designado uma nova equipe que passa a atender as demandas de tutela
            coletiva no âmbito das unidades escolares.


                   A efetivação do assessoramento na matéria em pedagogia na área da Infância e Juventude
            passa a se demarcar atuando a partir de 2015 nos serviços de acolhimento institucional e familiar
            de maneira a contribuir para a avaliação da qualidade do funcionamento das instituições, bem
            como atuando na avaliação da política de atendimento aos adolescentes em cumprimento de
            medidas socioeducativas, apesar da ausência de previsibilidade de pedagogos na Resolução nº 67
            do CNMP.

                   Ademais, cabe sinalizar no que se refere aos serviços de acolhimento institucional e familiar,
            a equipe ainda busca a consolidação na participação mais ampla em vistorias, que ainda se
            restringem em algumas promotorias da infância e juventude.

                   Atualmente, o  Ministério  Público do  Estado do  Rio de  Janeiro  conta com (02)  duas
            profissionais  contratadas  para  cargo  em  comissão  para  assessoria  técnica  em  matéria  de
            Pedagogia, lotadas no Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude.





                4. IDENTIDADE PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA NA ÁREA DA
                    INFÂNCIA E JUVENTUDE NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO DE

                    JANEIRO





                   A  pedagogia  na  área  da  Infância  e  Juventude  do  Ministério  Público  têm  como  viés
            observar e problematizar a prática educativa, investigando-a sistematicamente e buscando
            encaminhamento num processo coletivo. A análise pedagógica não está restrita às escolas, diz
            respeito a todas as práticas educativas de uma sociedade, além de potencializar a ação educacional
            com fins educativos, tendo em vista um projeto de formação de sociedade.

                   Nos  dias  atuais  pode  se  entender  aonde  houver  uma  prática  educativa  está  presente
            uma  ação  pedagógica.  Logo,  o  processo  de  ensino-aprendizagem  é  vivenciado  não  somente
            dentro da escola, mas é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, que se
            caracteriza como a sociedade do conhecimento, porque educação formal e não formal caminham
            paralelamente e torna a educação um dos principais instrumentos contra a desigualdade social.

                   Do  Pedagogo  que  atua  na  área  espera-se  uma  atividade  de  reflexão  que  aposta  na
            organização das ações institucionais em consonância com o proposto pela própria instituição.
            Realizando a análise de seus documentos norteadores, as construções individuais com a
            participação de seus atores envolvidos entre outras ações de cunho propositor para assim
            estabelecer uma linha próxima entre a garantia de direitos e o processo de inclusão social. A partir
            desse reconhecimento, o Pedagogo para o alcance dos objetivos traçados, norteará suas ações
            através de metas, estratégias, sugerindo articulações e parcerias para a garantia dos direitos aos
            serviços assistenciais de qualidade.




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