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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                   Neste sentido, a busca pelos direitos humanos no Brasil é ainda uma luta em curso, merecedora
            da perseverança e obstinação de todos os que acreditam na transformação humana através das
            variadas formas de educação. O trabalho de assessoria que vem sendo construído, se insere na garantia
            da qualidade do atendimento às crianças e adolescentes através da proteção e manutenção dos direitos
            fundamentais por instituições, órgãos e políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil.


                   Cabe destacar que este artigo se constitui enquanto ferramenta importante de
            amadurecimento da profissão nesse espaço institucional, visto que as discussões sobre o Pedagogo
            no  Ministério  Público,  especialmente  na  área  da  infância  e  juventude,  são  ainda  insipientes
            e portanto ainda há caminhos a se percorrer na construção e fortalecimento na identidade
            profissional em matéria de pedagogia.





                2.  CONHECENDO A PEDAGOGIA





                   Para compreender as variadas e possíveis atuações do profissional de pedagogia é necessário
            pontuar que o pedagogo é um profissional cuja formação é voltada para os assuntos relacionados
            à  Educação  por  excelência,  trata-se  de  uma  Licenciatura,  cuja  grade  curricular  atual  estipulada
            confere ao pedagogo, de uma só vez, a escolher, as habilitações em educação infantil, ensino
            fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação
            pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional. O pedagogo também pode lecionar na falta
            de professores as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além de se dedicar
            à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a
            sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos
            básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.

                   As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do pedagogo, aprovada em dezembro de
            2005, destacam que a formação do Pedagogo, deve propiciar estudos de campos do conhecimento,
            tais como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico,
            o  sociológico,  o  político,  o  econômico,  o  cultural,  para  nortear  a  observação,  análise,  execução  e
            avaliação das práticas educativas e de suas repercussões ou não em aprendizagens.  Bem como
            orientar práticas de gestão de processos educativos escolares e não escolares, além da organização,
            funcionamento e avaliação de sistemas e de estabelecimento de ensino.

                   Em relação à atuação do pedagogo em espaços não escolares, o mesmo documento,
            ressalta que o perfil profissional deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de
            conhecimentos e de práticas, que devem se articular. Nesse sentido a Resolução CNE/CP nº 1, de
            15 de maio de 2006 que destacam as seguintes questões: gestão educacional, entendida numa
            perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de
            processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento,
            à  administração, à  coordenação,  ao  acompanhamento,  à avaliação de  planos e  de  projetos
            pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de
            políticas públicas e institucionais na área de educação.

                   Faz parte da formação, e é base da atuação, do pedagogo a busca pelo conhecimento prévio sobre
            a temática e o planejamento de ações que indiquem proposições. A formação integral do Pedagogo
            exige, sobretudo, uma avaliação sobre a situação de vulnerabilidade e análise sobre as necessidades,
            identificando as situações que envolvam crianças e adolescentes com direitos violados e/ou ameaçados.

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