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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


            (DEGASE), construção dos Regimentos Internos, metodologia e logística de implementação
            do  trabalho  socioeducativo  que  visem  desenvolver  e/ou  potencializar  as  competências  sociais,
            pessoais, cognitivas e produtivas dos adolescentes, promovendo o desenvolvimento do senso
            crítico e a superação da situação de exclusão/vulnerabilidade. O desafio, neste campo, além de
            garantir o acesso à educação para adolescentes privados de liberdade, é oferecer uma educação
            na perspectiva emancipatória e de qualidade.


                   Neste sentido, tendo como perspectiva o direito a proteção integral dos adolescentes e o
            atendimento aos seus direitos, trabalhamos de forma a verificar o conjunto de ações sinalizadas pelo
            SINASE que possam promover a inserção dos adolescentes na educação formal, profissionalização,
            saúde, lazer e reinserção social e comunitária.

                   A  concepção  de  educação,  aqui    entendida,  enquanto  fenômeno  social  que  pautada
            na política nacional do Sistema de Garantias de Direitos deve se harmonizar com os objetivos
            fundamentais  da  própria  República,  fixados  pela  Constituição  Federal  de  1988:  construir  uma
            sociedade livre,  justa e  solidária;  garantir o desenvolvimento nacional;  erradicar  a pobreza  e a
            marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem
            preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

                   Não há como construir uma sociedade livre, justa e solidária sem uma educação de qualidade,
            que ultrapasse os muros da escola, pautada pela construção da autonomia, pela inclusão e pelo
            respeito à diversidade. O que nos leva a inferir que a educação para a transformação está além dos
            muros das creches, escolas e universidades. Está na capacidade de refletir sobre os conhecimentos
            e na produção de saberes que terão aplicabilidade nos espaços coletivos, que reconheçam as
            potencialidades dos indivíduos e a capacidade coletiva de recriar o mundo a partir da inclusão
            social.  Trazendo  assim,  aspectos  importantes  sobre  a  habilitação  do  profissional  de  pedagogia
            nesses espaços e no assessoramento a quem de direito deve fiscaliza-los na compreensão dos
            aspectos relacionados ao atendimento.





                5.  CONSIDERAÇÕES




                   A  pedagogia  na  área  da  Infância  e  Juventude  do  Ministério  Público  têm  como  viés
            observar e problematizar a prática educativa, investigando-a sistematicamente e buscando
            encaminhamento num processo coletivo. A análise pedagógica não está restrita às escolas, diz
            respeito a todas as práticas educativas de uma sociedade, além de potencializar a ação educacional
            com fins educativos, tendo em vista um projeto de formação/reformação da sociedade.

                   Nos dias atuais, pode-se entender que aonde houver uma prática educativa está presente
            uma ação pedagógica. Logo, o processo de ensino-aprendizagem é vivenciado não somente dentro
            do espaço escolar, mas é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, que se
            caracteriza como a sociedade do conhecimento. Porque a educação formal e a não formal caminham
            paralelamente e torna a educação um dos principais instrumentos contra a desigualdade social.

                   Por isso, entendemos que no âmbito do Ministério Público, a atuação pedagogia perpassa
            pela execução de projetos na área da Infância e Juventude que reconhecem na educação uma
            face do processo dialético, a construção da autonomia, isto é, a formação de indivíduos capazes de
            assumir uma postura crítica e criativa frente ao mundo.


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