Page 36 - Experiências de atuação Pedagogia Psicologia Serviço Social
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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes
Do Pedagogo que atua na Equipe Técnica do Centro Operacional de Apoio as Promotorias
da Infância e Juventude espera-se uma atividade de reflexão que aposta na organização das
ações institucionais em consonância com o proposto institucional, realizando a análise de seus
documentos norteadores, as construções individuais com a participação de seus atores envolvidos
entre outras ações de cunho propositor para assim estabelecer uma linha próxima entre a garantia
de direitos e o processo de inclusão social, de forma a contribuir na qualificação dos serviços
socioassistenciais.
Sendo assim, é fundamental, que este profissional compreenda o funcionamento dos
serviços assistenciais e as políticas voltadas a defesa de direitos deste público, articulado com as
diretrizes e legislações no campo educacional, com a perspectiva de ações/práticas que busquem
subsídios que auxiliem o trabalho educativo nos escolares e não escolares para realização de uma
política de inclusão social baseada nos pressupostos da Pedagogia Social.
Nessa linha que a nossa reflexão, enquanto pedagogas na função de assessoramento em
defesa dos direitos de crianças e adolescentes, se orienta, designadamente na procura de respostas
para algumas interrogações que se levantam quando cruzamos a condição social das crianças e
adolescentes na atualidade com a multiplicidade de projetos, programas e de experiências que o
Estado lhes oferecem.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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