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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                   Do Pedagogo que atua na Equipe Técnica do Centro Operacional de Apoio as Promotorias
            da  Infância  e  Juventude  espera-se  uma  atividade  de  reflexão  que  aposta  na  organização  das
            ações institucionais em consonância com o proposto institucional, realizando a análise de seus
            documentos norteadores, as construções individuais com a participação de seus atores envolvidos
            entre outras ações de cunho propositor para assim estabelecer uma linha próxima entre a garantia
            de  direitos  e  o  processo  de  inclusão  social,  de  forma  a  contribuir  na  qualificação  dos  serviços
            socioassistenciais.

                   Sendo  assim,  é  fundamental,  que  este  profissional  compreenda  o  funcionamento  dos
            serviços assistenciais e as políticas voltadas a defesa de direitos deste público, articulado com as
            diretrizes e legislações no campo educacional, com a perspectiva de ações/práticas que busquem
            subsídios que auxiliem o trabalho educativo nos escolares e não escolares para realização de uma
            política de inclusão social baseada nos pressupostos da Pedagogia Social.

                   Nessa linha que a nossa reflexão, enquanto pedagogas na função de assessoramento em
            defesa dos direitos de crianças e adolescentes, se orienta, designadamente na procura de respostas
            para algumas interrogações que se levantam quando cruzamos a condição social das crianças e
            adolescentes na atualidade com a multiplicidade de projetos, programas e de experiências que o
            Estado lhes oferecem.




                6.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




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            regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Diário Oficial
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            BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Resolução CNE/CP n. 1 de
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            GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social — atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São
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