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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                   Diante disso, podemos observar que ao longo dos anos a educação destaca-se com a
            criação por parte dos governos de inúmeros programas com a finalidade de melhorar a qualidade
            dos ensinos nas escolas públicas brasileira, pois se acredita que um país para se evoluir necessita
            de uma educação de qualidade. Nenhum país progride com uma educação precária, todas as
            pessoas necessitam e tem por direito, acesso, no mínimo, a educação básica.




                                   As autoridades nacionais e locais responsáveis pela educação têm a obrigação
                                   prioritária de proporcionar educação básica a todos, mas não se pode esperar delas que
                                   proporcionem a totalidade dos elementos humanos, financeiros e organizacionais
                                   necessários para essa tarefa. Será necessária a harmonização de ações entre todos
                                   os  subsetores  e  todas as  formas  de  educação  (...)  a  harmonização  de  ações  entre
                                   o Ministério da Educação e outros ministérios (...) a cooperação entre organizações
                                   governamentais e não governamentais, o setor privado, as comunidades locais, os
                                   meios de comunicação, os grupos religiosos  e a família  (...). (Declaração Mundial
                                   sobre Educação para Todos, Jomtien. UNESCO, 2002:125).




                   Nessa perspectiva, acreditamos que a educação seja uma ferramenta fundamental e de
            extrema importância para contribuir para o desenvolvimento social humano, assim como os
            facilitadores dela. Como um dos objetivos, a educação, busca a promoção das mudanças desejáveis
            e relativamente permanentes nos indivíduos, que venham a favorecer o desenvolvimento integral
            da sociedade. Além disso, contribui também para a construção da cidadania, onde nos espaços
            de aprendizagem formal e não formal, sua ação e reflexão poderão colaborar com uma educação
            libertadora, onde os cidadãos possam descobrir a sua real capacidade de compreender o mundo
            em que vive. Além disso, percebe-se ainda que por meio da educação o ser humano incorpora
            dimensões  integradas  como  as  competências  intelectuais,  afetivas  e  éticas,  que  nos  permite
            desenvolver mudanças ao meio em que vivemos.

                   A pedagogia social é um reflexo desse conhecimento pedagógico e realiza-se em todos
            os contextos nos quais se desenvolve a vida do ser humano. Apesar de sua larga contribuição
            nos  espaços  não  formais  de  educação  reconhecemos  que  não  se  pode  definir  exclusivamente
            por opção prática a pedagogia social para espaços não escolares, pois, refere-se à socialização do
            sujeito, a partir da perspectiva de inadaptação social e sugere o conhecimento da ação sobre os
            seres humanos em situação de conflito ou necessidade social. A sociedade de hoje é pedagógica,
            há muito mais educação fora do que dentro do sistema escolar, essa noção é reforçada quando
            lembramos o objetivo da educação “ao longo da vida” relatado no Relatório da UNESCO . Nesses
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            tempos, a educação social deve mediar uma aprendizagem para o “ser” e para o “conviver” em
            comunidade.  O  objetivo  maior  que  persegue  a  educação  social  pode  sintetizar-se  como  uma
            contribuição para que o indivíduo se associe no meio social com capacidade crítica para melhorá-
            lo e transformá-lo, entendendo que:



                                   Os problemas educacionais não têm origem exclusivamente na educação, mas
                                   busca-se resolvê-los apenas com reformas educacionais. O tema do abandono
                                   precoce da escola é um exemplo paradigmático desta situação um alto percentual
                                   de fracasso escolar tem sua origem direta nas carências econômicas, sociais e
                                   culturais que sofrem determinados grupos da população. (UNESCO, 2002:102)





            3        Relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, que aqui chamaremos de Relatório Delors, foi elaborado
            no ano de 1996 em que especialistas em educação de diferentes países traçaram orientações sobre a educação mundial.


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