Page 29 - Experiências de atuação Pedagogia Psicologia Serviço Social
P. 29
Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes
Diante disso, podemos observar que ao longo dos anos a educação destaca-se com a
criação por parte dos governos de inúmeros programas com a finalidade de melhorar a qualidade
dos ensinos nas escolas públicas brasileira, pois se acredita que um país para se evoluir necessita
de uma educação de qualidade. Nenhum país progride com uma educação precária, todas as
pessoas necessitam e tem por direito, acesso, no mínimo, a educação básica.
As autoridades nacionais e locais responsáveis pela educação têm a obrigação
prioritária de proporcionar educação básica a todos, mas não se pode esperar delas que
proporcionem a totalidade dos elementos humanos, financeiros e organizacionais
necessários para essa tarefa. Será necessária a harmonização de ações entre todos
os subsetores e todas as formas de educação (...) a harmonização de ações entre
o Ministério da Educação e outros ministérios (...) a cooperação entre organizações
governamentais e não governamentais, o setor privado, as comunidades locais, os
meios de comunicação, os grupos religiosos e a família (...). (Declaração Mundial
sobre Educação para Todos, Jomtien. UNESCO, 2002:125).
Nessa perspectiva, acreditamos que a educação seja uma ferramenta fundamental e de
extrema importância para contribuir para o desenvolvimento social humano, assim como os
facilitadores dela. Como um dos objetivos, a educação, busca a promoção das mudanças desejáveis
e relativamente permanentes nos indivíduos, que venham a favorecer o desenvolvimento integral
da sociedade. Além disso, contribui também para a construção da cidadania, onde nos espaços
de aprendizagem formal e não formal, sua ação e reflexão poderão colaborar com uma educação
libertadora, onde os cidadãos possam descobrir a sua real capacidade de compreender o mundo
em que vive. Além disso, percebe-se ainda que por meio da educação o ser humano incorpora
dimensões integradas como as competências intelectuais, afetivas e éticas, que nos permite
desenvolver mudanças ao meio em que vivemos.
A pedagogia social é um reflexo desse conhecimento pedagógico e realiza-se em todos
os contextos nos quais se desenvolve a vida do ser humano. Apesar de sua larga contribuição
nos espaços não formais de educação reconhecemos que não se pode definir exclusivamente
por opção prática a pedagogia social para espaços não escolares, pois, refere-se à socialização do
sujeito, a partir da perspectiva de inadaptação social e sugere o conhecimento da ação sobre os
seres humanos em situação de conflito ou necessidade social. A sociedade de hoje é pedagógica,
há muito mais educação fora do que dentro do sistema escolar, essa noção é reforçada quando
lembramos o objetivo da educação “ao longo da vida” relatado no Relatório da UNESCO . Nesses
3
tempos, a educação social deve mediar uma aprendizagem para o “ser” e para o “conviver” em
comunidade. O objetivo maior que persegue a educação social pode sintetizar-se como uma
contribuição para que o indivíduo se associe no meio social com capacidade crítica para melhorá-
lo e transformá-lo, entendendo que:
Os problemas educacionais não têm origem exclusivamente na educação, mas
busca-se resolvê-los apenas com reformas educacionais. O tema do abandono
precoce da escola é um exemplo paradigmático desta situação um alto percentual
de fracasso escolar tem sua origem direta nas carências econômicas, sociais e
culturais que sofrem determinados grupos da população. (UNESCO, 2002:102)
3 Relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, que aqui chamaremos de Relatório Delors, foi elaborado
no ano de 1996 em que especialistas em educação de diferentes países traçaram orientações sobre a educação mundial.
29