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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                   Para  o  perfil  do  pedagogo  com  atuação  no  Ministério  Público  sinalizamos  indicadores
            pautados nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como nas demandas necessárias para atuação
            junto à equipe técnica do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério
            Público,  consideramos  as  seguintes  características  de  atuação:  ter  flexibilidade  em  suas  ações;
            conhecimento e experiências relativos à gestão participativa; competência e habilidade na busca de
            soluções para os impasses enfrentados, compreensão do processo histórico, social, administrativo
            e operacional em que está inserido; comprometimento e envolvimento com o trabalho; ter uma
            comunicação clara e eficaz; conhecimento de princípios de educação popular; ter competência e
            habilidade para planejar, organizar, propor, monitorar, empreender.

                   Este assessoramento técnico refere a toda e qualquer participação em questões do âmbito
            de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Para subsidiar a atuação ministerial,
            as pedagogas junto com os demais profissionais de serviço social e psicologia, atuam de forma a
            assessorar os promotores da infância e juventude na realização de vistorias técnicas em serviços de
            acolhimento institucional e familiar, conselhos tutelares, unidades de comprimento de medidas
            socioeducativas, em serviços de apoio socioeducativo em meio aberto, participação em reuniões,
            estudo de casos individuais e estudo sobre as políticas socioassistenciais.




                                   A  participação  em  reuniões,  eventos  temáticos  e  produção  de  material  técnico,
                                   para subsidiar as ações de fiscalização e fomento a implementação e melhoria da
                                   qualidade de programas e serviços oferecidos no âmbito do Poder Executivo. (Silva,
                                   Franco, Silva, p. 20)




                   Essas  ações  resultam  na  elaboração  de  documentos  técnicos  (relatórios,  orientações  ou
            informações) que são utilizados como sustentação técnica para atuação dos promotores de justiça
            da infância e da juventude em matéria infracional e não-infracional como forma de subsidiar a sua
            tomada de decisão nas fiscalizações dos serviços e das políticas públicas.

                   Especificamente,  no  que  tange  aos  serviços  de  acolhimento  institucional,  cabe
            enfatizar que entendemos a atuação pedagógica nesse espaço, não somente como função de
            verificação  da  escolarização,  mas  como  facilitadora  da  promoção  de  um  espaço  institucional
            que seja educativo em sua totalidade, considerando todos os sujeitos e suas singularidades, as
            possibilidades das relações existentes (e daquelas possíveis construídas); analisando a pertinência
            dos projetos políticos pedagógicos e a construção dos mesmos conforme os parâmetros nacionais
            que  indicam  a  profissionalização  desses  serviços  que  compõem  a  política  de  assistência  social
            observando aspectos de articulação dos serviços com o sistema educacional e outros setores,
            a execução do Projeto Político Pedagógico ou Planos de trabalho que estejam atendendo as
            demandas particulares e aos objetivos determinados para o atendimento, como o fortalecimento
            da autonomia da criança e do adolescente, desligamento gradativo, manutenção dos vínculos
            familiares  e  comunitários,  gestão  do  trabalho  e  educação  permanente  (seleção,  capacitação  e
            formação continuada dos educadores sociais), dentre outros aspectos.

                   No que tange à política de atendimento ao adolescente em cumprimento de medida
            socioeducativa, o SINASE aponta a importância do caráter educativo das medidas socioeducativas
            em contraponto ao caráter sancionatório na privação de liberdade. A finalidade maior do processo
            educacional dos adolescentes privados de liberdade é a formação para a cidadania. Por tanto,
            neste  sentido,  atuamos  de  forma  a  observar  a  construção  dos  Projetos  Políticos  Pedagógicos
            das unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro


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