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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes
Entendemos uma Psicologia no Ministério Público não dicotômica da realidade Política
e Social. Desconstruímos os modelos hegemônicos de práticas, saberes e discursos na tentativa
de analisar a demanda criticamente, e apresentar através das nossas atribuições e competências
– estas implicadas e atravessadas pelos condicionantes históricos e sociais que constituem a
subjetividade –, os efeitos da promoção dos direitos dos sujeitos e das coletividades pela esfera da
possibilidade de modificação desses condicionantes que operam sobre os indivíduos, grupos e
instituições.
No contexto da política de atendimento ao público infanto-juvenil, temos percebido e
sinalizado os entraves das políticas públicas que tentam responder a demanda da sociedade. A
perpetuação da exclusão e da desigualdade social praticada há séculos em nosso país marca uma
trajetória que necessita ser constantemente repensada e remodelada assim como nossa prática
profissional. A experiência relatada neste trabalho nos mostra que ainda há muito mais a ser
conquistado, se assumirmos uma postura inovadora diante do contexto político e social de nosso
país. Esse é o desafio.
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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