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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                              DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E
                            ADOLESCENTES: POLÍTICAS PÚBLICAS,

                     ORÇAMENTO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS





                                                                                     Anália dos Santos Silva 1

                                                                                   Márcia Nogueira da Silva 2

                                                                                   Saulo Oliveira dos Santos 3





                1.  INTRODUÇÃO





                   O presente artigo tem como objetivo problematizar os principais desafios e possibilidades no
            que se refere à garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes por meio das políticas públicas,
            tendo como referência a experiência da equipe técnica do Centro de Apoio Operacional das Promotorias
            de Justiça da Infância e da Juventude do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Infância/
            MPRJ) no acompanhamento de questões relacionadas ao orçamento. Ao prestar assessoramento aos
            órgãos ministeriais que atuam na seara infanto-juvenil, esta equipe tem identificado questões relevantes
            que podem contribuir para a composição de um panorama geral no que concerne à temática.




                2.  BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA DOS DIREITOS

                    HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:





                   A abordagem do tema dos direitos humanos de crianças e adolescentes é bastante
            oportuna neste contexto, em que, ao mesmo tempo em que se comemora o aniversário de 30
            (trinta) anos de aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Brasil vive uma crise político-
            econômica bastante peculiar, que se amplifica e se aprofunda após o início da pandemia do Novo
            Coronavírus. Neste contexto, marcado pela agudização das condições de vida e saúde de uma
            grande parcela da população, bem como pela patente dificuldade de acesso às políticas públicas
            fundamentais para mitigação do processo pandêmico, a garantia de direitos humanos de crianças
            e adolescentes é um desafio de grande monta.

                   Ao se proceder a um breve resgate histórico indicando os principais marcos normativos,
            observa-se  que  a  afirmação  da  existência  de  direitos  humanos  de  crianças  e  adolescentes
            é recente na história, tendo em vista que até o início do século passado não havia parâmetros
            civilizatórios de cunho transnacional que invocassem condições mínimas de dignidade e levassem
            em consideração as peculiaridades deste grupo populacional.
            1        Supervisora da Equipe Técnica do CAO Infância. Assistente Social do MPRJ desde 1997. Atua no CAO Infância desde 1999. Especialista em
            Educação de Jovens e Adultos (UNESA).
            2        Assistente Social do MPRJ. Atua no CAO Infância desde 2002. Mestre em Serviço Social (PUC-RJ). Doutora em Serviço Social (PPGSS/UERJ).
            3        Psicólogo do MPRJ. Atua no CAO Infância desde 2006. Especialista em Psicologia Jurídica (UERJ).


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