Artigo das Pags 369-381

jan./mar. 2025
Bibliotecas do Colégio Pedro II - CPII: seu contexto na Educação Profissional e Tecnológica
Artigo
Bibliotecas do Colégio Pedro II - CPII: seu contexto na Educação Profissional e Tecnológica
Autor
Regina Pereira e Silva *
Leonardo Leônidas de Brito **
* Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior. Especialização em Gestão Eletrônica de Documentos. Especialização em Organização de Acervos de Arquivos Museus e Materiais Iconográficos. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Graduação em Biblioteconomia. Bibliotecária de referência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Ciência da Informação. Gestora do GT - Grupo de Trabalho de gestão, organização e padronização dos processos informativos do SIBI/ CPII - Sistema de Bibliotecas do Colégio Pedro Segundo.
** Pós Doutor em Educação Profissional pelo IFRN. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor Titular do Departamento de História do Colégio Pedro II (RJ). Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017.Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT). Coordenador Institucional Local do PROFEPT- CPII no biênio 2020- 2022. Reeleito para o biênio 2022-24. Membro do comitê gestor nacional do ProfEPT (2021-2023). Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino (Pós Ensino - IFRN, UERN e UFERSA) - Mestrado e Doutorado. Líder do grupo de pesquisa Observatório do Proeja na rede federal. Membro do Conselho Editorial da Imperial Editora do Colégio Pedro II (2024-2026)
Resumo
Esta pesquisa busca analisar a percepção do Colégio Pedro II em relação à sua rede de bibliotecas, especificamente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Utilizou-se a documentação orgânica institucional, que é um elemento vital para a identidade, estruturação e operação na rede de ensino, especialmente nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFs), sendo essencial na gestão dos órgãos e organismos a eles vinculados. A pesquisa constatou a ausência de menção das bibliotecas tanto nos documentos orgânicos institucionais quanto na gestão dos espaços bibliotecários, o que está relacionado às bases da EPT e visa um melhor ordenamento e administração desses espaços. Os resultados indicam a necessidade de conscientização dos servidores sobre as bases da EPT. Como a conclusão da pesquisa de um mestrado profissional exige a elaboração de um Produto Educacional (PE) aplicável em um contexto real de trabalho, foi proposta a construção de um workshop informativo. Este evento visa a formação contínua dos trabalhadores das bibliotecas do Instituto Federal (IF) analisado, promovendo a reflexão sobre como ser um agente multiplicador e motivador na disseminação de conhecimento e na construção de saberes, alinhado à perspectiva da formação integral do sujeito.
Abstract
This research aims to analyze the perception of Colegio Pedro II regarding its network of libraries, specifically in the context of Professional and Technological Education (EPT). It utilizes institutional organic documentation, which is a vital element for the identity, structuring, and operation within the educational network, especially in Federal Institutes of Professional and Technological Education (IFs), being essential in the management of the bodies and organizations linked to them. The research found the absence of mention of libraries both in institutional organic documents and in the management of library spaces, related to the foundations of EPT, aiming for better organization and administration of these spaces. The results indicate the need to raise awareness among staff about the foundations of EPT. As the completion of a professional master's research requires the development of an Educational Product (PE) applicable in a real work context, a proposal for an informative workshop was constructed. This event aims at the continuous training of library workers at the analyzed Federal Institute (IF), promoting reflection on how to be a multiplier and motivator in the dissemination of knowledge and the construction of knowledge, aligned with the perspective of the integral formation of the individual.
Palavras-chave
Documentos orgânicos. Formação continuada. Produto educacional.
Keywords
Organic documents. Continuing education. Educational product.
Como citar este artigo:
PEREIRA E SILVA, Regina; BRITO, Leonardo Leônidas de. Bibliotecas do Colégio Pedro II - CPII: seu contexto na Educação Profissional e Tecnológica. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nº 95, jan./mar. 2025. p. 369-381.