Artigo 97

Imagem representativa do ARTIGO DA REVISTA N° 97
ARTIGO DA REVISTA N° 97

jul./set. 2025

Reflexões pontuais sobre a superação da Metafísica em Nietzche e Heidegger. Plausibilidade de imbricamento entre ética e metafísica

Artigo

Artigo
DOCUMENTO
Arquivo para download - Versão PDF

97 Artigo

Artigo

Reflexões pontuais sobre a superação da Metafísica em Nietzche e Heidegger. Plausibilidade de imbricamento entre ética e metafísica

Autor

Adolfo Borges Filho

Pós-graduado em Filosofia pela UCB. Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Vice-Diretor da Revista de Direito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Professor emérito da FEMPERJ (Fundação Escola Superior do MPRJ). Foi Visiting Scholar na Harvard Law School (EUA) no ano acadêmico 1980-81.

Resumo

O proposito principal deste artigo e perquirir, de forma resumida, sobre a possibilidade de a Metafisica ser superada, pondo-se em evidenciar posicionamentos de Nietzche e Heidegger. A Ética como centro plausível da Metafisica.

Abstract

The main purpose of this article is to inquire, in a nutshell, about the possibility of Metaphysics resilience, putting in evidence Nietzche's and Heidegger's positionings. Ethics as a plausible center of Metaphysics.

Palavras-chave

Metafisica. Superação. Nietzche. Super-Homem. Heidegger. Ser-para-a morte. Ética.

Keywords

Metaphysics. Resilience. Nietzche. Superman. Heidegger. Be for death. Ethics.

Como citar este artigo

BORGES FILHO, Adolfo. Reflexões pontuais sobre a superação da Metafísica em Nietzche e Heidegger. Plausibilidade de imbricamento entre ética e metafísica. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nº 97, jul./set. 2025, p. 289-296.