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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


            5 (cinco) ou 15 (quinze) horas semanais no contraturno. Cabe aqui destacar que essa mudança de
            concepção, apresenta-se entendida como educação de tempo integral, restringindo-se ao objetivo
            de ampliar a jornada escolar, seguindo a lógica de que quantidade geraria qualidade. Segundo
            Paro (2009), não podemos considerar a educação integral como tal, visto que sua efetividade
            depende de outros elementos que a constituem como, por exemplos, formação de professores
            e profissionais da educação, equipamento escolar qualificado e alunos em condições sociais de
            aprendizagem. Não obstante, não tem sido está a realidade das políticas educacionais no Brasil
            devido ao desmonte da perspectiva integral e qualitativa, da concepção da educação integral.

                   Sendo assim, buscou-se obter um panorama municipal, no que tange à oferta do PNME
            pelas escolas municipais. Das 1.537 (mil e quinhentas e trinta e sete) unidades escolares, 183 (cento
            e  oitenta  e  três)  possuiriam  o  PNME,  de  acordo  com  listagem  enviada  pela  Secretaria , o que
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            representa 11,9% do total de escolas. Foram visitadas 10 (dez) escolas, 5,5% das que estariam com
            o PNME implantado e, no entanto, no decorrer das visitas técnicas, observou-se que somente 02
            (duas) estavam com o programa em funcionamento. Buscou-se apreender sobre os aspectos
            importantes  do  programa,  bem  como,  as  dificuldades  encontradas  para  sua  implementação
            considerando possíveis perdas em virtude das mudanças propostas pelo PME, sendo constatado
            na prática que as duas escolas visitadas que possuíam o PNME estavam fazendo uso de verba
            reprogramada, enquanto saldo do PME.

                   O município já desenvolveu ações na perspectiva de educação integral, mas atualmente
            pouco se vê a concretude dessas ações. Como exemplo temos o programa intitulado Escolas de
            Turno Único, que surgiu com intuito de qualificar o ensino carioca. A Prefeitura do Rio, através
            da SME, implantou na cidade o programa Escolas de Tempo Integral para que, “até 2020, todas
            as unidades escolares da SME atendam em turno de sete horas, seguindo o modelo dos países
            que  mais  avançaram  em  educação  nas  últimas  décadas”.  Algumas  escolas  de  fato  trabalham
            com metodologia de turno único, no entanto, não sabemos se a meta almejada foi atingida, já
            que se pretendia, segundo dados da SME, até o ano de 2016, alcançar a meta de 35 % dos alunos
            estudando em turno único.

                   Outro programa foi o “Ginásio Experimental”, criado em 2010 e que previa o desenvolvimento
            acadêmico e esportivo para alunos do 6º ao 9º ano. O referido programa teve como objetivo “dar
            oportunidade para os alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem renunciar
            a uma educação de excelência”.  O programa contava com, pelo menos, duas horas diárias de prática
            esportiva, com a participação dos alunos em diversas competições, além de ter mais aulas de Português,
            Matemática, Ciências e inglês, aulas de reforço e o incentivo para tirar boas notas (Site SME ).
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                   É importante ressaltar que não foi objetivo verificar as proposições de educação integral no
            Rio de Janeiro, tendo sido na etapa de planejamento, definida a realização de visitas técnicas nas
            unidades escolares com o PME e o PNME, em função da expressa articulação do primeiro com o
            SUAS. Ressalta-se ainda que o principal objetivo da análise, no âmbito da Educação, não pôde ser
            alcançado, já que não foi possível perceber, na prática das unidades escolares, qualquer relação
            entre o PNME e a política de Assistência Social. A única articulação identificada foi em relação aos
            programas de transferência de renda, já que os alunos devem estar devidamente matriculados e
            frequentando a escola para receberem os recursos do programa Bolsa Família. Esta relação podia ser
            vista por ocasião do implemento do PME, já que em 2012, quando a Secretaria de Educação Básica
            (SEB/MEC), em parceria com o MDS, definiu como um dos critérios do PME a seleção de escolas que
            contavam com maioria de estudantes e famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).
            35       Listagem solicitada pela PJTCPEC à SME das escolas municipais que possuíam o programa Novo Mais Educação em execução.
            36       Acesso em 21 de janeiro de 2019.


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