Page 122 - Experiências de atuação Pedagogia Psicologia Serviço Social
P. 122

Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                   Há serviços nos diferentes territórios do município, mas há problemas de cobertura para o
            atendimento do ciclo etário de zero a 06 (seis) anos, tendo em vista a escassez de oferta de atividades
            junto  às  entidades  que  ofertam  o  ASEMA,  a  inexistência  de  pactuação  da  Assistência  Social  no
            município junto ao MDS para as atividades do SCFV nos CRAS e o déficit de vagas na educação
            infantil (modalidade creche) pela rede municipal.


                   Ainda  sobre  a  cobertura  do  atendimento,  outro  desafio  é  a  fragilidade  no  processo  de
            adesão do público adolescente na faixa de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos junto às atividades dos
            SCFV nos CRAS, mesmo quando complementares às dos CREAS que atendem adolescentes em
            cumprimento de medidas socioeducativas. As dificuldades de aderência, desse público, também
            são notadas no que trata do processo de vinculação às atividades ofertadas em programas de
            ASEMA e no ambiente escolar.

                    A mudança do formato do PME para o PNME implicou na ruptura do processo de articulação
            das ações de ampliação da jornada escolar com as ações de prevenção de ameaças e violações de
            direito e o atendimento sociofamiliar, afetas à proteção social do SUAS, havendo a necessidade
            de aproximação entre os gestores das políticas de Assistência Social e de Educação. Com relação
            às ações pertinentes à SME no tocante ao PNME, foi observada a incongruência entre os dados
            disponibilizados sobre a realização do programa nas unidades escolares.

                   Verificou-se que a maior fração do atendimento nos serviços de proteção da infância decorre
            da procura e vinculação espontânea das famílias e por encaminhamentos informais nos territórios,
            sendo estes desconexos à perspectiva do atendimento às situações de risco e violações de direitos.


                   A  precarização  das  condições  de  funcionamento  dos  equipamentos  públicos  mostra-se
            potencializada pela inadequação das condições de manutenção dos espaços físicos, muitas vezes
            estabelecidos com o compartilhamento de salas com outros órgãos municipais. Já em relação às
            entidades privadas, os óbices relacionados ao alcance do financiamento pelo fundo da infância para
            as ações de ASEMA repercutem sobretudo no desenvolvimento de programas de atendimentos
            atinentes às demandas de recorte etário das localidades.





                6.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




            ALBUQUERQUE, Plícia Mara de Negreiros Félix; LEITE, Ivonaldo Neres. Reformulação do Programa Mais Educação: O novo
            para mais ou para menos? Rio Grande do Norte (UERN) 2016.

            BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988.

            ______. Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial da União. Brasília,
            DF.

            ______. Ministério da Educação. Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Lei no 9.394. Brasília, 1996. BRASIL.
            Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno.

            ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Novo Mais Educação: Documento Orientador.
            Versão I. Brasília, Out/2016.

            ______ Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Resolução n° 109
            de 11 de novembro de 2009.

            ______. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


                                                                                                         122
   117   118   119   120   121   122   123   124   125   126   127