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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


            pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) cuja orientação amplamente divulgada pelos órgãos
            de saúde pública indicam o isolamento e distanciamento social aliados à uma correta e constante
            higienização das mãos como as principais medidas de prevenção à contaminação pelo vírus.

                   Frente  a  este  cenário  e  considerando  as  características  que  perpassam  o  espaço
            de  cumprimento  de  MSE’s,  sobretudo  das  unidades  de  privação  de  liberdade,  em  que  o
            atendimento acima da capacidade e as precárias condições de habitabilidade e salubridade se
            apresentam como condição ideal para a propagação de doenças, a utilização de estratégias que
            possibilitem  o  acompanhamento  ministerial  acerca  do  atendimento  que  vem  sendo  prestado
            aos (às) adolescentes em cumprimento de MSE se colocam como fundamentais.

                   Nessa direção, desde maio de 2020, através da apresentação de uma proposta de
            assessoramento técnico remoto aos (as) promotores (as) de justiça na fiscalização do atendimento
            socioeducativo, a equipe de Serviço Social junto às equipes de Psicologia e Pedagogia do CAO
            Infância vem participando das reuniões remotas com representantes das unidades de privação de
            liberdade do DEGASE .
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                   A necessidade de readequação dos moldes de assessoramento técnico durante o período
            de  pandemia,  através  de  alternativas  temporárias  alinhadas  à  atuação  da  equipe  em  períodos
            de  normalidade,  tem  possibilitado  a  aproximação  e  identificação  do  cenário  de  atendimento
            socioeducativo e contribuído para a apresentação de sugestões e propostas que visam subsidiar a
            atuação ministerial.





                5.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 





            ALVARENGA, Júlia Muniz, NASCIMENTO, Flávia Alt e SANTOS, Saulo Oliveira. Territorialização: desafios para a operacionalização
            dos fluxos entre as unidades socioeducativas e os equipamentos de saúde no município do Rio de Janeiro. In: BARBOSA,
            Marizélia; SANTANA, Ana Caroline; VELOSO, Bianca V. (Orgs.) Ações Socioeducativas: Saúde Integral de Adolescentes em
            Medida Socioeducativa e Justiça Restaurativa, DEGASE, Rio de Janeiro, p.147-172, 2019.

            BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Resolução nº 67, de 16 de março de 2011.

            _______. Conselho Nacional do Ministério Público. Um olhar mais atento nas unidades de internação e semiliberdade para
            adolescentes. Relatório da Resolução 67/2011. Brasília: CNMP, 2015.

            _______. Conselho Nacional do Ministério Público. Panorama da Execução dos Programas Socioeducativos de Internação e
            Semiliberdade nos Estados Brasileiros. Brasília: CNMP, 2019.
            _______. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente.

            _______. Lei Federal nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

            _______. Levantamento Anual SINASE 2017. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Brasília/DF, 2019.
            _______. Levantamento Anual SINASE 2016. Ministério dos Direitos Humanos. Brasília/DF, 2018.

            _______. Levantamento Anual SINASE 2015. Ministério dos Direitos Humanos. Brasília/DF, 2018.

            _______. Resolução n° 46 de 29 de outubro de 1996. Regulamenta a execução da medida socioeducativa de internação
            prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 1996.
            _______. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Resolução nº 119 de 11 de dezembro de 2006. Brasília:
            Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2006.


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