Page 18 - Experiências de atuação Pedagogia Psicologia Serviço Social
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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                   Entretanto, cabe salientar a continuidade da participação dos assistentes sociais do CAO
            Infância  na  Comissão  Sociojurídica  do  CRESS/7ª  Região  –  importante  espaço  para  o  debate  e
            reflexão acerca do exercício profissional nas instituições representadas na referida Comissão.

                   Se por um lado constata-se a interrupção dos encontros estaduais dos assistentes sociais do
            MPRJ, por outro, inspirados na experiência do Serviço Social, os psicólogos conseguiram realizar a
            primeira ação em âmbito nacional para o debate sobre a profissão no Parquet - I Encontro Nacional
            de Psicólogos do Ministério Público, sediado pelo Ministério Público da Bahia, em outubro de 2019.
            Psicólogos do CAO Infância participaram ativamente do Encontro e, em cumprimento às deliberações,
            iniciaram as tratativas para realização dos encontros estadual e regional (Sudeste) no ano 2020.





                                   O escopo do referido Encontro teve como finalidade debater temas como a interface
                                   das práticas da Psicologia com o Direito no âmbito do Ministério Público brasileiro
                                   e  as  formas  de  aprimoramento  do  trabalho  desempenhado  pelos  psicólogos
                                   em  diferentes  estados  a  partir  do  perfil  e  local  de  lotação,  em  torno  do  tema
                                   “Desafios e contribuições da Psicologia no âmbito do Ministério Público: integração,
                                   fortalecimento e construção de prática profissional” (2020: 1). 12





                   Ao se analisar a trajetória da Equipe Técnica, cabe mencionar ainda que, apesar do ingresso
            de pedagogas no CAO Infância ter ocorrido no ano 2009, somente em 2013, com a criação do CAO
            Educação,  essas profissionais puderam atuar com exclusividade nas demandas afetas às Promotorias
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            de Justiça da Infância e da Juventude, no que tange à análise e proposição de fomento das políticas
            públicas. Conforme decisão administrativa foi constituída equipe de pedagogos (as) para atendimento
            ao novo Centro de Apoio, de modo que as pedagogas que permaneceram lotadas no CAO Infância
            puderam consolidar seu trabalho na perspectiva do assessoramento técnico, em especial na
            garantia do direito à educação de crianças e adolescentes - acolhidos, em cumprimento de medidas
            socioeducativas, atendidos nos programas de apoio socioeducativo em meio aberto, entendendo
            esse direito para além dos muros escolares, conforme expresso no Plano de Trabalho elaborado pelas
            profissionais:



                                   Os  fundamentos  do  trabalho  que  estão  sendo  desenvolvidos  contribuem  para  o
                                   aprimoramento cada vez maior da garantia e da defesa dos direitos humanos da
                                   Infância e Juventude, bem como o compromisso com os interesses do público-alvo.
                                   O  plano  de  trabalho  em  tela  tem  por  objetivos  desvelar  no  âmbito  do  Ministério
                                   Público que a educação não é somente escolar, tanto nas políticas públicas quanto
                                   nas relações humanas e sociais (2019: 4). 14





                   Nessa trajetória, é importante salientar o reconhecimento institucional da organização
            do trabalho da Equipe Técnica, expresso em duas Ordens de Serviço, a primeira publicada em





            12       Relatório do I Encontro Nacional dos Psicólogos do Ministério Público e Projeto para o Encontro Regional dos Psicólogos do Ministério Público.
            13       Até o ano 2012 as Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação eram vinculadas ao CAO Infância. Em janeiro de 2013,
            por meio da Resolução GPGP nº 1808, de 28 de janeiro de 2013, foi criado o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva
            de Proteção à Educação (CAO Educação).
            14       Plano de Trabalho. Equipe Técnica – Pedagogia. 2019 a 2021.


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