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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                   3.1.   O PROCESSO DE ALINHAMENTO PROFISSIONAL





                   Conforme exposto, a Equipe Técnica passou por transformações que propiciaram o alinhamento
            das  ações  desenvolvidas.  A  ampliação  do  grupo  de  profissionais  se  relaciona  com  as  demandas
            direcionadas a esta Equipe, que se apresentam de modo mais intenso e complexo, com o passar dos
            anos, requerendo o desenvolvimento de ações de supervisão técnica para o alinhamento pretendido. A
            instituição da figura do supervisor técnico somada à classificação dos documentos técnicos representa
            um marco na consolidação do trabalho interprofissional no CAO Infância do MPRJ.

                   Com a expedição da Ordem de Serviço do CAO Infância nº 01/2017, houve o reconhecimento
            formal do trabalho realizado desde o ano 2015 pela profissional que assumiu a função de supervisão,
            com ênfase nas ações de planejamento, por meio de reuniões mensais e extraordinárias com toda
            a Equipe Técnica e fomento ao cumprimento de uma agenda de reuniões de trabalho periódicas
            internas de cada uma das equipes.

                   É importante apontar algumas das  atribuições do(a) supervisor(a) técnico(a):  Planejar
            o atendimento às demandas das coordenações do CAO Infância, em conjunto com os demais
            integrantes da Equipe Técnica, imprimindo um direcionamento alinhado ao trabalho; orientar
            o trabalho da Equipe, buscando o alinhamento das ações desenvolvidas por assistentes sociais,
            psicólogos e pedagogos, na perspectiva do assessoramento técnico; apresentar às coordenações do
            CAO Infância propostas para o aprimoramento do assessoramento técnico e a formação continuada
            dos integrantes da Equipe; Coordenar as reuniões da Equipe Técnica, promovendo o debate dos
            temas afetos à área da Infância e Juventude e o planejamento das ações de assessoramento aos
            órgãos de execução.

                   Entre essas atribuições, cabe destacar o fomento às atividades de formação continuada.
            A  despeito  de  muitos  dos  profissionais  possuírem  especialização  lato  ou  stricto  sensu  em
            temáticas que mantêm relação com as competências e atribuições profissionais e com a política
            da infância e juventude, os desafios colocados pelas demandas por assessoramento técnico
            requerem a qualificação permanente desses profissionais, para que haja um aprimoramento
            contínuo. Desse modo, a participação em espaços de formação é incorporada ao cotidiano
            de trabalho da Equipe Técnica, tanto por meio de eventos (congressos, simpósios, encontros,
            fóruns, cursos livres etc.) como de cursos de formação especializada (pós-graduação lato e
            stricto sensu). Ademais, nos últimos dois anos também foi incorporada à agenda de atividades
            a realização de Encontros de Estudos, organizados pelos integrantes da própria Equipe, cujos
            temas  e  profissionais  convidados  são  definidos  nas  reuniões  de  planejamento.  A  título  de
            exemplo, no primeiro semestre de 2020 foram realizados dois Encontros, com os seguintes
            temas:  “Inclusão  Escolar:  Desafios  para  a  inserção  e  o  atendimento  qualificado  de  crianças
            e adolescentes”, com os professores Flávia Dutra (UERJ), Giovanna Marafon (UERJ) e Felipe
            Di  Blasi  (SME/RJ),  e  “Quesito  Raça/Cor”,  com  a  professora  Ana  Paula  Procópio  (UERJ).  Além
            dos profissionais convidados, participam desses encontros apenas os integrantes da Equipe
            Técnica.

                   Em decorrência das ações de planejamento, que viabilizaram o alinhamento do trabalho,
            foi  elaborado,  coletivamente,  documento  contendo  a  classificação  dos  documentos  técnicos
            produzidos por assistentes sociais, psicólogos(as) e pedagogas do CAO Infância, posteriormente
            incorporado à Ordem de Serviço supramencionada.




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