Page 20 - Experiências de atuação Pedagogia Psicologia Serviço Social
P. 20

Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                                   Estratégico, dentre outros) e com órgãos externos e outras instituições. Neste último
                                   caso,  cabe  ressaltar  a  participação  da  Equipe  em  diversos  Grupos  de  Trabalho  e
                                   Fóruns Interinstitucionais que tratam de temáticas afetas aos direitos humanos de
                                   crianças e adolescentes, com a finalidade de prestar assessoramento aos membros
                                   do  Ministério  Público  na  condução  de  encaminhamentos  alinhados  à  missão
                                   institucional de assegurar a tutela dos direitos fundamentais e dos direitos humanos
                                   de crianças e  adolescentes,  com ênfase  na  defesa da  efetividade das políticas de
                                   educação, saúde e assistência social (2019: 8).





                   O processo de trabalho coletivo de profissionais com formações diversas requer permanente
            planejamento e monitoramento das ações, de modo que os enfrentamentos, inerentes às
            instituições do Sistema de Justiça, não comprometam o alcance dos objetivos traçados, a partir
            do entendimento da necessidade de alinhamento quanto à direção desse trabalho. Importante
            salientar que o alinhamento aqui tratado difere da uniformização, que pode resultar na diluição das
            especificidades profissionais na visão institucional. A experiência de trabalho vivenciada e descrita
            neste artigo consiste em uma atuação marcada pela realização de reuniões de planejamento e
            debates, nos quais são identificadas as especificidades e possibilidades de intervenção, por área
            profissional,  não  apenas  para  responder  às  demandas  institucionais,  mas  também  propor  aos
            membros do Ministério Público ações no âmbito das políticas públicas, visando assegurar os
            direitos de crianças, adolescentes e suas famílias.

                   Tanto as reuniões de planejamento como as atividades de educação permanente favorecem
            a atuação interprofissional, evitando-se a sobreposição de ações ou o isolamento dos profissionais
            – uma tendência nas instituições em que a organização do trabalho em equipe se dá pela mera
            distribuição  dos  procedimentos  administrativos  ou  demandas.  A  identificação  dos  limites  das
            atribuições e competências de cada área profissional é indispensável para o êxito desse trabalho,
            no qual são identificadas muitas possibilidades de colaboração.

                   O reconhecimento desse limite pelos membros do Ministério Público é ponto de atenção
            permanente no processo de trabalho da Equipe Técnica. Assim, a organização do trabalho e o
            planejamento  têm  sido  fundamentais  para  que  não  se  corra  o  risco  de  ultrapassar  os  limites
            da atuação de cada profissional. Para tanto, o diálogo é primordial, de modo que as reuniões
            entre integrantes da mesma profissão, bem como as reuniões gerais, com a participação dos
            profissionais das três áreas que compõem a Equipe, são espaços de troca, debates e planejamento,
            como já mencionado. Outro aspecto importante desse trabalho é o registro das ações. A
            sistematização contribui para que cada área não “invada” e nem seja “invadida”, ainda que o
            caminho seja na mesma direção. Essa dinâmica de trabalho, incorporada pelos integrantes da
            Equipe e reconhecida pela coordenação do CAO Infância, tem contribuído para que membros do
            MPRJ reconheçam a necessidade de cada profissão, em suas especificidades, ao formalizarem
            as solicitações de assessoramento.




















                                                                                                         20
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25