Page 197 - Experiências de atuação Pedagogia Psicologia Serviço Social
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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes



                                                                                               Total em
                                                                            Quantitativo      percentual
                                                                             de CREAS
                                 Total de       Total de    Quantitativo      que não         dos CREAS
               Mesorregião                     Municípios                                     existentes
                                Municípios    sem CREAS       de CREAS      executam o       que executam
                                                        10
                                                                             Serviço de      o Serviço de
                                                                              MSEMA
                                                                                                MSEMA
                 Baixadas
                 Litorâneas         10            00             10              00              100%

                  Centro
                Fluminense          16            02             14              02              86%


               Metropolitana        30            00             56              00              100%


                 Noroeste
                Fluminense          13            02             11              00              100%

                   Norte
                Fluminense          09            00             12              01              91,5%

               Sul Fluminense       14            00             14              00              100%

                   Total            92            04             117             03              97,5%


                                   Fonte: Censo SUAS 2018, disponibilizado no ano 2019.




                   Cabe chamar atenção para as Mesorregiões Centro-Fluminense e Noroeste-Fluminense
            que apresentam municípios sem CREAS implantado e, ainda, na Mesorregiões Centro-Fluminense
            e Norte-Fluminense que apresentam Municípios sem a oferta do Serviço no CREAS. O Município
            de Macaé, por exemplo, está localizado na Região Norte-Fluminense e não oferta o Serviço em
            todos os CREAS.

                   Segundo Duarte & Nascimento (2017, p. 43) a oferta do Serviço não é, de per si, suficiente para
            garantir o efetivo atendimento socioeducativo em meio aberto, sendo válido instar os municípios a
            aprovar e implementar seus planos decenais de atendimento socioeducativo. Tal movimento tem
            por finalidade, não somente, de atender às normativas vigentes, mas sim de promover a atuação
            intersetorial na execução das medidas socioeducativas em meio aberto e de ampliar a cobertura
            do atendimento no Estado do Rio de Janeiro.

                   No âmbito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, registra-se que nos termos
            da Resolução GPGJ nº 1.943/2014, o Plano Geral de atuação constitui instrumento institucional que
            propicia o cumprimento de diretrizes estabelecidas no Mapa Estratégico - referente ao período de
            2009-2019, que representa um conjunto de compromissos definidos como prioritários para sua
            execução. Para tanto, houve a aprovação da iniciativa de “fomentar a atuação dos Promotores
            de Justiça da Infância e Juventude na fiscalização da implementação da política municipal
            de  atendimento  socioeducativo,  visando  a  melhor  execução  das  medidas  socioeducativas
            em meio aberto” com oferecimento de oficinas para os Promotores de Justiça com atribuição
            na matéria, bem como na capacitação dos assessores técnicos lotados nos Centros Regionais de
            Apoio Administrativo e Institucional – CRAAI’s.


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