Page 26 - Experiências de atuação Pedagogia Psicologia Serviço Social
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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                   O processo de monitoramento e avaliação das ações da Equipe Técnica se relaciona com o
            planejamento anual das atividades, a partir de prioridades identificadas no processo de assessoramento
            e, também, levando-se em conta o planejamento institucional disposto no PGA. Nesse processo, são
            utilizadas algumas estratégias, com vistas ao monitoramento e à avaliação, que orientam novas ações
            de  planejamento,  ou  mesmo  os  ajustes  necessários  nas  metas  previamente  definidas,  tais  como:
            Elaboração de Propostas de Atuação para atender demandas dos órgãos (CAO Infância, Promotorias,
            Procuradorias etc.). Esses documentos contêm objetivos, metas e prazos que possibilitam a aferição dos
            resultados e o reordenamento das ações diante dos entraves encontrados na execução dos trabalhos
            técnicos; reuniões de planejamento, monitoramento e avaliação das propostas de atuação. Nessas
            reuniões são discutidos os aspectos identificados como facilitadores e obstrutores do trabalho, bem
            como as estratégias de enfrentamento para superação dos óbices; elaboração de Relatórios Anuais
            de Atividades, em que são sistematizados os dados e informações, o que favorece a realização do
            monitoramento e da avaliação acerca dos limites e possibilidades da atuação profissional, bem como o
            processo de refinamento, alinhamento e identificação de prioridades da agenda técnico-profissional.

                   Os Relatórios Anuais dão visibilidade aos impactos e resultados do assessoramento técnico e
            facilitam o monitoramento e a avaliação acerca dos limites e possibilidades da atuação profissional.
            Assim, favorecem o processo de refinamento do alinhamento do trabalho desenvolvido e a identificação
            das prioridades da agenda técnico-profissional, de cada equipe. Mais recentemente, além dos relatórios
            anuais, por equipe, passou-se à elaboração de relatórios trimestrais, atendendo agora a uma demanda
            institucional, que de igual modo tem servido ao processo avaliativo permanente.





                4.  CONSIDERAÇÕES FINAIS





                   A sistematização da trajetória da Equipe Técnica do CAO Infância evidencia dificuldades para
            a consolidação de uma atuação interprofissional, mas também indica avanços ao longo dos 26 anos,
            desde que se iniciou o trabalho de assessoramento técnico no MPRJ. O alinhamento da atuação
            de profissionais com formação em áreas distintas, sem que as profissões de Pedagogia, Psicologia
            e  Serviço  Social  se  diluam  em  meio  às  requisições  institucionais,  é  um  dos  avanços  identificados.
            Entretanto,  a  garantia  da  especificidade  profissional  nesse  contexto  se  coloca  como  um  desafio
            constante, que só pode ser enfrentado com a manutenção dos diferentes espaços para a interlocução,
            reflexão e planejamento.

                   A experiência profissional em curso aponta para outros desafios, para uma atuação que visa
            garantir  os  direitos  de  crianças  e  adolescentes.  A  pandemia  COVID-19  expôs  a  distância  entre  os
            ditames legais e a realidade de crianças e adolescentes que têm seus direitos cotidianamente violados,
            a despeito dos 30 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente. A efetivação do que está
            disposto no Estatuto exige esforços coletivos no enfrentamento dos entraves que têm inviabilizado
            essa  efetivação.  Nesse  processo  de  construção  de  uma  atuação  profissional  que  faça  frente  aos
            entraves identificados, para uma política de atendimento que responda às demandas desse público,
            identificamos alguns desafios:

                   - O ingresso de assistentes sociais, pedagogo(as) e psicólogos(as) no quadro de servidores do
            MPRJ por meio de concurso público;

                   -  Formação  de  equipes  interprofissionais  para  atuar  nos  setores  do  MPRJ  precedida  de



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