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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


                       DESAFIOS PARA A OFERTA DE CUIDADOS EM
                      SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DO ASSESSORAMENTO

                       TÉCNICO NOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO
                              E EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS






                                                                                      Júlia Muniz Alvarenga 1

                                                                                   Saulo Oliveira dos Santos 2





                1.  INTRODUÇÃO





                   A trajetória para a afirmação da política de atendimento integral da criança e do adolescente
            em nosso país foi marcada por ações de cunho caritativo e repressivo. Crianças e adolescente foram
            diferenciados a partir da sua raça e classe social, elegendo aquelas que seriam retiradas de suas
            famílias e colocadas em instituições que marcavam essa segregação.

                   Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), fruto de intensa
            mobilização da sociedade para modificar o entendimento jurídico sobre a infância, definindo esse
            público como sujeitos de direitos, estabeleceu um rol de medidas protetivas (art. 101), aplicadas
            para crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violação de direitos ou para aqueles
            adolescentes que cometem atos infracionais. Assim, a nova doutrina da proteção integral supera
            o modelo de tratamento asilar, prevalente até a Constituição de 1988, prevendo o envolvimento
            de diferentes ações governamentais e não governamentais de atores organizados pelo Sistema
            de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)  na proteção de todas as crianças e
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            adolescentes.


                   Após a promulgação do ECA, em que o principal fundamento é o da “proteção integral”,
            seus direitos devem ser garantidos em corresponsabilidade pelas famílias, sociedade e estado.
            Esses direitos organizados pelo ECA, incluem, em grande parte, os 31 chamados “direitos humanos
            universais”, e com especificidade para a infância e adolescência, alguns se destacam, tais como:
            educação e saúde de qualidade, alimentação adequada, bem-estar social e psicológico, convivência
            familiar e comunitária.

                   Dentre os atores convocados para atuar na atual política, chamamos a atenção para as
            ações do Ministério Público, a quem cabe zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais
            assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis,
            bem como inspecionar as entidades públicas e particulares de atendimento e os programas


            1       Psicóloga do Centro de Apoio Operacional as Promotorias da Infância e Juventude – MPRJ. Mestra em Psicologia (UFF) e Doutoranda em
            Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)
            2       Psicólogo do Centro de Apoio Operacional as Promotorias da Infância e Juventude – MPRJ. Pós-graduado em Psicologia Jurídica pela Univer-
            sidade do Estado do Rio do Janeiro (UERJ)
            3       O Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governa-
            mentais e da sociedade civil, na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a
            efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal. (art. 1º Resolução CONANDA nº 113, de
            19 de abril de 2006).

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