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Experiências de atuação da Pedagogia, da Psicologia e do Serviço Social
            na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes


            de saúde elaborar e operacionalizar um fluxo de articulação conjunta com os serviços de acolhimento,
            através da necessidade de planejar ações para a manutenção do cuidado em saúde.

                   Outro importante analisador que demonstra o impacto dos entraves na articulação e
            planejamento da medida de acolhimento em  parceria com  a rede de  saúde, é o processo de
            desligamento  de  adolescentes  com  alguma  demanda importante  de  saúde  mental que,  diante
            da ausência de oferta de outros recursos por parte do município, tais como criação de república e
            oferta de programas visando estimular e garantir a autonomia dos adolescentes se apresenta como
            um grande desafio na maioria dos casos em função do quadro de saúde mental. Tem sido possível
            identificar ainda, que nestes casos, algumas ações sobrepõem os objetivos de programas específicos
            para o atendimento de público com longo histórico de institucionalização em saúde mental, sendo
            tais programas utilizados para cobrir a ausência que garanta o atendimento de adolescentes com
            alguma necessidade de atendimento em saúde mental. Ademais, ainda há de ser foco da equipe de
            Psicologia do CAO Infância/MPRJ, a identificação e a análise dos motivos de acolhimento em abrigos
            da Assistência Social, que indicam exclusivamente dificuldades familiares em lidar com questões de
            saúde mental típicas do processo de adoecimento psíquico da criança e do adolescente.





                3.  DESAFIOS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DOS FLUXOS ENTRE AS

                    UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS E OS EQUIPAMENTOS DE SAÚDE





                   No que tange às normativas voltadas para a organização do cuidado em saúde para os(as)
            adolescentes em cumprimento  de MSE, assim  como a partir  do acúmulo  de informações e
            mapeamentos realizados pela equipe técnica do CAO Infância e Juventude do MPRJ, abordaremos
            sobre a relação ora estabelecida entre a Rede de Atenção à Saúde com as unidades socioeducativas
            da capital.

                   A partir das legislações e normativas que discorrem sobre a garantia do acompanhamento
            em saúde e saúde mental do (a) adolescente inseridos (as) nas unidades do DEGASE e do cenário
            da territorialização e organização do atendimento no município do Rio de Janeiro, indicamos alguns
            impasses para a efetivação desses direitos. A organização das unidades dentro do Estado do Rio de
            Janeiro e o critério da divisão por “poder paralelo” para o encaminhamento do (a) adolescente para uma
            unidade específica refletem no grande deslocamento de adolescentes de seus territórios de origem e,
            concomitantemente, na dificuldade de articulação das unidades do DEGASE com os equipamentos
            da saúde.


                   As políticas municipais de saúde elegem a territorialização como metodologia que opera
            também no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes, baseando-se no reconhecimento
            e esquadrinhamento do território, segundo a lógica das relações entre ambiente, condições de vida,
            situação de saúde e acesso às ações e serviços de saúde (TEIXEIRA et al. 1998). Diante do exposto, a
            distribuição  e  a  localização  das  unidades  socioeducativas  irão  influenciar  na  operacionalização  e
            execução das políticas de saúde.

                   Entre as pactuações apresentadas no Plano Operativo (SMS, 2018) estão a complementariedade
            e integração do trabalho entre as unidades socioeducativas e a rede de atenção à saúde do município:






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